terça-feira, 26 de abril de 2011

Interface

Olá Pessoal!

Fiz um esboço da interface do nosso Projeto:

Para fazer a escolha do Instrumento, há uma Caixa de Combinação. A princípio, só teremos a opção "Piano".

Feita a escolha, basta clicar no botão "Tocar"




No menu, podemos Calibrar o instrumento ou Sair do aplicativo. Assim como saber mais sobre o Projeto e seus Desenvolvedores.






O que vocês acharam da 1ª versão?

sábado, 23 de abril de 2011

Andamento do Projeto


Estamos em fases finais no desenvolvimento do circuito e do software do Arduíno.
Para nos auxiliar no desenvolvimento foi criado um arquivo de log que registra tudo que está acontecendo com o circuito para um maior controle de prevenção de erros, e mais fácil manutenção, caso estes apareçam.

O software obtém o valor da luz ambiente, para que esta seja ignorada da leitura, e ler apenas se o LDR está sendo iluminado pelo laser ou não.

O Arduíno enviará para o computador um flag com os valores dos lasers iluminados, e este software do computador verá quais estão tampados e reproduzirá o som correspondente a eles.

O software responsável por reproduzir os sons está em desenvolvimento, ele até agora reproduz uma certa nota musical, ou uma sequência delas, dependendo do valor de entrada.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Protocolo de Comunicação

Protocolo
Como sabemos, nosso Arduino precisará se comunicar com o computador e para isso acontecer um Protocolo, regras de comunicação, foi definido.
Apesar de simples ele usa alguns conceitos que alguns podem não conhecer ou não se lembram. Para entender é preciso saber utilizar Flags e Lógica Binária.

Tipo de dados
As informações necessárias para nosso programa externo serão enviadas pelo Arduino compactadas em um único Byte. As quais informam quais notas estão sendo acionadas.
Nosso instrumento possuirá 6 notas musicais e para representar cada uma delas é necessário somente 1 Bit, totalizando 6 Bits. Como 1 Byte possui 8 Bits sobram 2 Bits caso precisemos de alguma outra informação complementar.

Representação dos Valores

b7b6b5b4b3b2b1b0
00101100

Na tabela acima podemos visualizar 1 Byte enumerado. Os Bits de b0 a b5 representam nossas 6 notas musicais. Como podemos visualizar neste exemplo, esse Byte indica que as notas 3, 4 e 6 estão sendo acionadas. Os Bits b6 e b7 não serão usados.


Qualquer dúvida faça uma pergunta nos comentários.

Uso do LDR

Estava pesquisando sobre como usar os LDRs correctamente e encontrei esse site : Ladyada. Além de explicar como usar há tabelas comparativas que ajudam a escolher qual resistor usar junto ao LDR.
Acho que o melhor para nós será usar resistores de 1kΩ pois facilita a leitura dos valores em ambientes mais iluminados.

Segundo Experimento

LED's acendendo e apagando em uma determinada sequência.

domingo, 3 de abril de 2011

Experimentos com Arduino

Nosso Arduino chegou! Fizemos alguns testes para testar e aprender como usá-lo. Abaixo seguem algumas fotos:


Amanhã postaremos um video do segundo experimento.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um exemplo


Olá pessoal! Encontrei um site que tem vários projetos. E aí está, um similar ao nosso:

Harpa laser virtual

Em 1981, Jean Michel Jarre fez um show notável na China, onde introduziu um instrumento musical muito interessante, chamado de harpa laser. Trata-se de um emissor laser que cuja luz emitida é dividida em diversos feixes. Quando um desses feixes é interceptado pela mão do músico, uma nota musical é tocada. Está presente na maioria dos shows do músico, com destaque para a música Rendez-Vous II.

O objetivo deste projeto é construir uma harpa laser virtual, com aparência semelhante à daquela usada por Jean Michel Jarre. Uma possível solução é mapear algumas regiões da imagem capturada e associá-las a uma nota musical específica, como sugere a Figura, “Harpa laser virtual”. Para facilitar a detecção do movimento dentro de cada região, pode-se assumir também que a harpa será tocada com luvas coloridas, destacando a cor da mão do usuário.

Harpa laser virtual