quinta-feira, 10 de março de 2011

Arduino


O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).

As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.

O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.

A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Créditos.


Identificação dos Componentes






a. Led de energia. Ascende quando a placa está ligada. Normalmente é verde, mas algumas placas tem um led vermelho por causa de um erro feito pela companhia.

b. Conector ISP. ISP significa "In System Programming" (na programação de sistema), que este conector permite programar o microcontrolador diretamente. Isto é usado para programar o bootloader no processador antes que a placa possa ser usada.

c. Botão de reset.

d. Microcontrolador

e. Diodo de proteção. Impede aplicar energia com polaridade errada à placa (o que pode danificar o processador).

f. Capacitor. Às vezes o circuito que você une à placa pode ter uma queda repentina de energia que deixe cair a tensão, e abaixo de certos valores o processador pode resetar. Este capacitor fornece bit extras de energia para compensar as flutuações.

g. Leds RX TX. Estes ascendem quando a placa recebe ou manda dados pela USB.

h. Quartzo 16MHz. Fornece o sinal do pulso de disparo para o processador.

i. Saída de 5v. Fornece uma fonte regulada de 5V. De onde ela vem, depende do SV1 (ítem o).

j. Conexão terra do k (em uma bateria). É conectado ao terra na placa. Por que 2? Porque 2 é melhor que 1 (de fato nos temos 3, o ítem w é terra também)

l. 9V. É a voltagem que foi aplicada ao plug de alimentação de DC (ítem r) normalmente ele é em torno de 9v, mas depende da fonte de alimentação que você está usando.

m. Entradas Analógicas. Ver http://arduino.berlios.de/index.php/Tutorial/JoyStick para um exemplo de uso.

n. Conector USB. É um conector USB 2.0 (não é alta velocidade, conexão máxima de 12 MBit) que traz dados para a placa.

o. Ponte seletora de energia. Define de onde vem a energia. Entre o pino 2 e 3, tira energia do USB; entre os pinos 1 e 2 tira energia de uma fonte de alimentação externa.

p. Ressonador cerâmico. Fornece o pulso de disparo de 12 MHz para a interface usb do chip.

q. Regulador de energia. Quando a placa é ligada em uma fonte de alimentação externa, ele certifica que a voltagem aplicada ao processador é sempre de 5v.

r. Plug de energia externo. É onde você vai plugar uma fonte de alimentação externa. O tamanho é 2.1mm com um pino no centro. A energia aplicada a este plug deve ir de 9 a 15 volts.

s. Resistores. Estes são requeridos para conectar a interface USB.

t. USB para interface serial do chip. Este chip permite que o microcontrolador conecte ao USB e o use para comunicar com o computador.

u. Capacitor. São usados pela interface usb do chip (letra t)

v. aref. este é resistente… este pino, a maneira do pino análogo, traduz a voltagem em números.

w. terra

x. Pino digital número 13. A única diferença deste para os outros é que este tem um resistor de 1k unido a ele, de modo que nós podemos plugar um LED diretamente do 13 para o terra sem queimá-lo.

y. Estes são pinos especiais controlados pela USB. Eles serão usados no futuro para restaurar automaticamente a placa antes de exportar uma nova programação. Irá poupar os usuários de ter que pressionar o botão de reset toda hora.

z. Resistores. Estes são usados para limitar a corrente que entra no led RX TX.

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