O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).
As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.
O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.
A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Créditos.
Identificação dos Componentes
b. Conector ISP. ISP significa "In System Programming" (na programação de sistema), que este conector permite programar o microcontrolador diretamente. Isto é usado para programar o bootloader no processador antes que a placa possa ser usada.
c. Botão de reset.
d. Microcontrolador
e. Diodo de proteção. Impede aplicar energia com polaridade errada à placa (o que pode danificar o processador).
g. Leds RX TX. Estes ascendem quando a placa recebe ou manda dados pela USB.
h. Quartzo 16MHz. Fornece o sinal do pulso de disparo para o processador.
i. Saída de 5v. Fornece uma fonte regulada de 5V. De onde ela vem, depende do SV1 (ítem o).
j. Conexão terra do k (em uma bateria). É conectado ao terra na placa. Por que 2? Porque 2 é melhor que 1 (de fato nos temos 3, o ítem w é terra também)
l. 9V. É a voltagem que foi aplicada ao plug de alimentação de DC (ítem r) normalmente ele é em torno de 9v, mas depende da fonte de alimentação que você está usando.
m. Entradas Analógicas. Ver http://arduino.berlios.de/index.php/Tutorial/JoyStick para um exemplo de uso.
n. Conector USB. É um conector USB 2.0 (não é alta velocidade, conexão máxima de 12 MBit) que traz dados para a placa.
o. Ponte seletora de energia. Define de onde vem a energia. Entre o pino 2 e 3, tira energia do USB; entre os pinos 1 e 2 tira energia de uma fonte de alimentação externa.
p. Ressonador cerâmico. Fornece o pulso de disparo de 12 MHz para a interface usb do chip.
q. Regulador de energia. Quando a placa é ligada em uma fonte de alimentação externa, ele certifica que a voltagem aplicada ao processador é sempre de 5v.
r. Plug de energia externo. É onde você vai plugar uma fonte de alimentação externa. O tamanho é 2.1mm com um pino no centro. A energia aplicada a este plug deve ir de 9 a 15 volts.
s. Resistores. Estes são requeridos para conectar a interface USB.
t. USB para interface serial do chip. Este chip permite que o microcontrolador conecte ao USB e o use para comunicar com o computador.
u. Capacitor. São usados pela interface usb do chip (letra t)
v. aref. este é resistente… este pino, a maneira do pino análogo, traduz a voltagem em números.
w. terra
x. Pino digital número 13. A única diferença deste para os outros é que este tem um resistor de 1k unido a ele, de modo que nós podemos plugar um LED diretamente do 13 para o terra sem queimá-lo.
y. Estes são pinos especiais controlados pela USB. Eles serão usados no futuro para restaurar automaticamente a placa antes de exportar uma nova programação. Irá poupar os usuários de ter que pressionar o botão de reset toda hora.
z. Resistores. Estes são usados para limitar a corrente que entra no led RX TX.
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