Protocolo
Como sabemos, nosso Arduino precisará se comunicar com o computador e para isso acontecer um Protocolo, regras de comunicação, foi definido.
Apesar de simples ele usa alguns conceitos que alguns podem não conhecer ou não se lembram. Para entender é preciso saber utilizar Flags e Lógica Binária.
Tipo de dados
As informações necessárias para nosso programa externo serão enviadas pelo Arduino compactadas em um único Byte. As quais informam quais notas estão sendo acionadas.
Nosso instrumento possuirá 6 notas musicais e para representar cada uma delas é necessário somente 1 Bit, totalizando 6 Bits. Como 1 Byte possui 8 Bits sobram 2 Bits caso precisemos de alguma outra informação complementar.
Representação dos Valores
b7 | b6 | b5 | b4 | b3 | b2 | b1 | b0 |
0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 |
Na tabela acima podemos visualizar 1 Byte enumerado. Os Bits de b0 a b5 representam nossas 6 notas musicais. Como podemos visualizar neste exemplo, esse Byte indica que as notas 3, 4 e 6 estão sendo acionadas. Os Bits b6 e b7 não serão usados.
Qualquer dúvida faça uma pergunta nos comentários.
Muito boas as postagens. Bem estruturadas e constantes..Parabens!
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