terça-feira, 7 de junho de 2011

Artigo

O artigo sobre nosso trabalho está disponível no Google Docs e pode ser acessado clicando aqui.

sábado, 7 de maio de 2011

Reta Final

Hoje passamos a tarde fazendo integração, de todos os códigos criados pelo time, no nosso programa final. E terminamos a comunicação PC-Arduíno.
Nosso programa em Java, que reproduzirá as notas tocadas, está quase pronto, só falta terminar alguns detalhes para facilitar o seu uso. Essa é a sua inteface com o usuário:
Como apoiamos o software livre, todos os nossos códigos serão publicados aqui. Já que o software do Arduíno está pronto iremos disponibilizá-lo.

domingo, 1 de maio de 2011

Andamento do projeto

Olá pessoal, vim aqui só para informar que o projeto está se encaminhando para a reta final. O programa do arduino está pronto, falta apenas a construção do suporte para os lasers e ldr's e a integração do programa em java com o Arduino.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Interface

Olá Pessoal!

Fiz um esboço da interface do nosso Projeto:

Para fazer a escolha do Instrumento, há uma Caixa de Combinação. A princípio, só teremos a opção "Piano".

Feita a escolha, basta clicar no botão "Tocar"




No menu, podemos Calibrar o instrumento ou Sair do aplicativo. Assim como saber mais sobre o Projeto e seus Desenvolvedores.






O que vocês acharam da 1ª versão?

sábado, 23 de abril de 2011

Andamento do Projeto


Estamos em fases finais no desenvolvimento do circuito e do software do Arduíno.
Para nos auxiliar no desenvolvimento foi criado um arquivo de log que registra tudo que está acontecendo com o circuito para um maior controle de prevenção de erros, e mais fácil manutenção, caso estes apareçam.

O software obtém o valor da luz ambiente, para que esta seja ignorada da leitura, e ler apenas se o LDR está sendo iluminado pelo laser ou não.

O Arduíno enviará para o computador um flag com os valores dos lasers iluminados, e este software do computador verá quais estão tampados e reproduzirá o som correspondente a eles.

O software responsável por reproduzir os sons está em desenvolvimento, ele até agora reproduz uma certa nota musical, ou uma sequência delas, dependendo do valor de entrada.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Protocolo de Comunicação

Protocolo
Como sabemos, nosso Arduino precisará se comunicar com o computador e para isso acontecer um Protocolo, regras de comunicação, foi definido.
Apesar de simples ele usa alguns conceitos que alguns podem não conhecer ou não se lembram. Para entender é preciso saber utilizar Flags e Lógica Binária.

Tipo de dados
As informações necessárias para nosso programa externo serão enviadas pelo Arduino compactadas em um único Byte. As quais informam quais notas estão sendo acionadas.
Nosso instrumento possuirá 6 notas musicais e para representar cada uma delas é necessário somente 1 Bit, totalizando 6 Bits. Como 1 Byte possui 8 Bits sobram 2 Bits caso precisemos de alguma outra informação complementar.

Representação dos Valores

b7b6b5b4b3b2b1b0
00101100

Na tabela acima podemos visualizar 1 Byte enumerado. Os Bits de b0 a b5 representam nossas 6 notas musicais. Como podemos visualizar neste exemplo, esse Byte indica que as notas 3, 4 e 6 estão sendo acionadas. Os Bits b6 e b7 não serão usados.


Qualquer dúvida faça uma pergunta nos comentários.

Uso do LDR

Estava pesquisando sobre como usar os LDRs correctamente e encontrei esse site : Ladyada. Além de explicar como usar há tabelas comparativas que ajudam a escolher qual resistor usar junto ao LDR.
Acho que o melhor para nós será usar resistores de 1kΩ pois facilita a leitura dos valores em ambientes mais iluminados.

Segundo Experimento

LED's acendendo e apagando em uma determinada sequência.

domingo, 3 de abril de 2011

Experimentos com Arduino

Nosso Arduino chegou! Fizemos alguns testes para testar e aprender como usá-lo. Abaixo seguem algumas fotos:


Amanhã postaremos um video do segundo experimento.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um exemplo


Olá pessoal! Encontrei um site que tem vários projetos. E aí está, um similar ao nosso:

Harpa laser virtual

Em 1981, Jean Michel Jarre fez um show notável na China, onde introduziu um instrumento musical muito interessante, chamado de harpa laser. Trata-se de um emissor laser que cuja luz emitida é dividida em diversos feixes. Quando um desses feixes é interceptado pela mão do músico, uma nota musical é tocada. Está presente na maioria dos shows do músico, com destaque para a música Rendez-Vous II.

O objetivo deste projeto é construir uma harpa laser virtual, com aparência semelhante à daquela usada por Jean Michel Jarre. Uma possível solução é mapear algumas regiões da imagem capturada e associá-las a uma nota musical específica, como sugere a Figura, “Harpa laser virtual”. Para facilitar a detecção do movimento dentro de cada região, pode-se assumir também que a harpa será tocada com luvas coloridas, destacando a cor da mão do usuário.

Harpa laser virtual



sexta-feira, 25 de março de 2011

Compra do Arduino

Ontem fizemos a compra do nosso Arduino, que deve chegar até quarta feira da semana que vem. Assim que o tivermos em mãos começaremos a fazer alguns testes para entender seu funcionamento.

domingo, 20 de março de 2011

Usem as tags do blog

Pessoal quando for postar algo coloque tags (marcadores) na postágem. Isso facilitará na hora de procurar algo no blog, por exemplo quando quiser encontrar as postágens que sobre java basta buscar a tag java (http://fisicapucsp.blogspot.com/search/label/java).

Quando forem adicionar marcadores clique em mostrar tudo, veja se existe os marcadores que você deseja e caso não tenha coloque um novo. Isso evitará tags repetidas como 'laser' e 'lasers'.

Coloquei tags em algumas das postágens que estavam sem.

Colaborem!
Abraço.

Difração

Olá pessoal, achei este video que explica como ocorre a difração, fenômeno que usaremos para dividir o laser. Essa semana pretendo comprar um laser para tentar reproduzir o efeito. Mais informações: Wikipédia (Difração)

Comunicação java/arduino e demonstração midi

Olá!

Aqui está um link que nos ajudará a fazer o Java se comunicar com o arduino.

Este outro da Oracle mostra todo o potencial do Java para manipular sons, usando um aplicativo de demonstração para fazer o download.

terça-feira, 15 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sugestão para o Pojeto

Boa tarde pessoal!!!

Tenho uma sugestão para o nosso projeto:

Poderíamos criar um programa que calcula a energia elétrica de uma casa - ou qualquer outro ambiente.
Com a placa ARDUINO, poderíamos colocar 2 leds. 1 que acende quando algum eletrodoméstico, eletroeletrônico, chuveiros ou lâmpadas são ligados. E outro led que acende quando a energia gasta ultrapassa a média permitida.

Pesquisei em alguns sites, o cálculo de consumo de energia:

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/consumo.php

http://crazyseawolf.blogspot.com/2007/12/como-calcular-o-gasto-da-energia.html

http://www.infomaniaco.com.br/dicas/como-calcular-o-consumo-de-energia-eltrica-do-computador/

http://www.fiepr.org.br/fiepr/energia/artigostecnicos/FreeComponent666content2698.shtml

http://conteaconta.hd1.com.br/


O que vocês acham da idéia????

quinta-feira, 10 de março de 2011

Arduino


O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).

As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.

O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.

A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Créditos.


Identificação dos Componentes






a. Led de energia. Ascende quando a placa está ligada. Normalmente é verde, mas algumas placas tem um led vermelho por causa de um erro feito pela companhia.

b. Conector ISP. ISP significa "In System Programming" (na programação de sistema), que este conector permite programar o microcontrolador diretamente. Isto é usado para programar o bootloader no processador antes que a placa possa ser usada.

c. Botão de reset.

d. Microcontrolador

e. Diodo de proteção. Impede aplicar energia com polaridade errada à placa (o que pode danificar o processador).

f. Capacitor. Às vezes o circuito que você une à placa pode ter uma queda repentina de energia que deixe cair a tensão, e abaixo de certos valores o processador pode resetar. Este capacitor fornece bit extras de energia para compensar as flutuações.

g. Leds RX TX. Estes ascendem quando a placa recebe ou manda dados pela USB.

h. Quartzo 16MHz. Fornece o sinal do pulso de disparo para o processador.

i. Saída de 5v. Fornece uma fonte regulada de 5V. De onde ela vem, depende do SV1 (ítem o).

j. Conexão terra do k (em uma bateria). É conectado ao terra na placa. Por que 2? Porque 2 é melhor que 1 (de fato nos temos 3, o ítem w é terra também)

l. 9V. É a voltagem que foi aplicada ao plug de alimentação de DC (ítem r) normalmente ele é em torno de 9v, mas depende da fonte de alimentação que você está usando.

m. Entradas Analógicas. Ver http://arduino.berlios.de/index.php/Tutorial/JoyStick para um exemplo de uso.

n. Conector USB. É um conector USB 2.0 (não é alta velocidade, conexão máxima de 12 MBit) que traz dados para a placa.

o. Ponte seletora de energia. Define de onde vem a energia. Entre o pino 2 e 3, tira energia do USB; entre os pinos 1 e 2 tira energia de uma fonte de alimentação externa.

p. Ressonador cerâmico. Fornece o pulso de disparo de 12 MHz para a interface usb do chip.

q. Regulador de energia. Quando a placa é ligada em uma fonte de alimentação externa, ele certifica que a voltagem aplicada ao processador é sempre de 5v.

r. Plug de energia externo. É onde você vai plugar uma fonte de alimentação externa. O tamanho é 2.1mm com um pino no centro. A energia aplicada a este plug deve ir de 9 a 15 volts.

s. Resistores. Estes são requeridos para conectar a interface USB.

t. USB para interface serial do chip. Este chip permite que o microcontrolador conecte ao USB e o use para comunicar com o computador.

u. Capacitor. São usados pela interface usb do chip (letra t)

v. aref. este é resistente… este pino, a maneira do pino análogo, traduz a voltagem em números.

w. terra

x. Pino digital número 13. A única diferença deste para os outros é que este tem um resistor de 1k unido a ele, de modo que nós podemos plugar um LED diretamente do 13 para o terra sem queimá-lo.

y. Estes são pinos especiais controlados pela USB. Eles serão usados no futuro para restaurar automaticamente a placa antes de exportar uma nova programação. Irá poupar os usuários de ter que pressionar o botão de reset toda hora.

z. Resistores. Estes são usados para limitar a corrente que entra no led RX TX.

Uma viajem pelo universo

Olá, esta é uma viagem pelo nosso universo em potência de 10, do micro ao macrocosmo, espero que curtam a viagem e até a próxima.
Basta clicar aqui para baixar o arquivo

Curiosidades fisicas

Olá, pessoal, achei pela internet algumas curiosidades sobre o mundo da física, espero que gostem.

- A velocidade da luz no vácuo é de exatamente 299.792,548km/s, usualmente arredondada para 300.000km/s.

- A luz gasta exatos 8 minutos e 17 segundos para sair do sol e chegar à Terra.

- A terra gira com velocidade de aproximadamente 1.600km/h e em sua órbita em volta do sol a mais de 107km/h.

- A taxa de raios que atingem a superfície da terra é de cerca de 100 por segundo.

- Anualmente 1000 pessoas são vítimas de raios.

- A idade da Terra é de 4,56 bilhões de anos, a mesma do Sol e da Lua.

- Uma pulga ao saltar tem aceleração vinte vezes maior que o lançamento de um ônibus espacial.

- A ausência de gravidade no espaço impede que um astronauta arrote.

- Galileu inventou, em 1607, o termômetro.

- O universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.

- Cerca de um quatrilhão de neutrinos provenientes do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.

- O Big-Bang que gerou o universo provoca interferências na sua TV até hoje.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Apesar do vídeo mostrar mais química do que física, o resultado é bem interessante. A mistura exibida no vídeo tem uma característica muito interessante, a substância quando entra em contado com o ar perde sua habilidade polar e atrai a si mesma, se transformando em esferas.

terça-feira, 8 de março de 2011

Um Pouco de Física Quântica Pessoal.

Espero que gostem dessa pequena introdução à Física Quântica através de um experimento.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A escala do universo.

Bom dia galera, vou fazer minha primeira postagem do blog, é um link interessante que mostra as escalas no universo.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Blog criado!

Grupo Inércia:
  • Bruno Augusto de Araujo Ortiz
  • Caroline Milone
  • David Emídio
  • José Victor Almada
  • Luan Hospodarsky de Andrade
  • William Ribeiro Magalhães